Ter uma logística eficiente evita o gasto de recursos, atende de uma forma qualificada e auxilia a ser mais competitivo em seu mercado. Por isso, os gestores devem investir sempre em melhorias nessa área, buscando uma rotina de entregas de mercadorias inteligente e moderna.

Para auxiliar no seu planejamento deixamos duas dicas que fazem uma enorme diferença quando executadas.

Atenção aos fornecedores.

O passo a passo do recebimento de material dos fornecedores é essencial nas atividades da empresa, e dele depende o atendimento eficiente às demandas de clientes e parceiros. Quebrar esse elo pode interromper o bom andamento do negócio e afetar vários setores, culminando na insatisfação do cliente que incidirá sobre os lucros.

Avalie muito bem os prazos e sempre considerando a aquisição de produtos em regimes de urgência. Evite rotinas que prejudiquem as entregas ao cliente.

Planeje a demanda

Para processos mais eficientes, tenha sempre, dados sobre o histórico da demanda de produtos auxilia no planejamento dos próximos anos e ajuda a monitorar como está o seu mercado. A partir dessas avaliações, os gestores estarão aptos a criar estratégias de vendas mais inteligentes e com maior competitividade, compreendendo o comportamento do consumidor em determinados períodos do ano e focando nas mercadorias com mais potencial de venda.

E quais são as estratégias que você utiliza para ter um melhor desenvolvimento?

Leia mais: Drones têm tudo para ser o futuro da logística.

Voltar para o blog