A Quarta Revolução Industrial, ou como também é conhecida, Indústria 4.0; incorporou as mais avançadas tecnologias aos modelos de negócios já existentes.

Do mesmo modo, a Logística 4.0 acompanha essa tendência, utilizando-se da tecnologia como inteligência artificial, robótica e computação em nuvem. Esses recursos têm se tornado primordiais para entregas, cada vez mais rápidas e eficientes. Essa evolução na logística, é natural e inevitável, uma vez que os consumidores estão cada vez mais exigentes e imediatistas.

Por ser uma mudança recente, ainda não há unanimidade sobre o conceito da Logística 4.0, mas de uma maneira geral, há 4 pontos que caracterizam-na. Confira!

Agilidade

O mercado de ERPs para a área logística é vasto, pois esses softwares integram todas as fases do processo interno. Isso viabiliza o aumento da agilidade e diminui o tempo de resposta, impactando diretamente na percepção do cliente final, a respeito da qualidade do serviço. 

Monitoramento

Atualmente, já possuímos a tecnologia necessária para monitorar a operação de ponta a ponta com detalhes.

Como resultado, isso possibilita a resposta rápida em caso de imprevistos e até a documentação completa das viagens, caso seja necessário no futuro.

Melhoria contínua

A logística 4.0 propõe uma verdadeira inovação no setor ao aplicar um processo de observação, análise e aperfeiçoamento contínuo. Ou seja, aquilo que eram processos arcaicos e repetitivos, agora dá vazão à criatividade e adaptabilidade. Levando em conta o colaborador e indivíduo no processo produtivo.

Economia

A economia de recursos logísticos é o grande ponto alto da Logística 4. Já que com o auxílio dos novos processos e tecnologias, estima-se que seja possível economizar até 30% dos custos logísticos

Conclusão

Em resumo, é importante ressaltar que, a logística 4.0 é um movimento atual e ainda vigente que ainda está em processo de amadurecimento. Dessa forma, é possível esperar inovações ainda mais revolucionárias em um futuro próximo. 

E você, já ouviu falar em logística 4.0? Quais tecnologias você indicaria?

Leia também:

Voltar para o blog