Apesar de sua pouca participação no Brasil, as hidrovias são utilizadas desde a antiguidade e possuem diversas vantagens quando comparado a outros meios de transportes.

O que são hidrovias?

Hidrovias são canais utilizados para o deslocamento de indivíduos e mercadorias, principalmente as de grande porte. São um tipo de transporte aquaviário que ocorre em rios e lagos e podem ser tanto naturais quanto artificiais.

Quais as vantagens do transporte hidroviário?

Uma das principais vantagens deste modal de transporte é o seu custo-benefício, pois além de possuir uma grande capacidade de lotação, é capaz de realizar deslocamentos de longas distâncias. Tudo isso com um baixo custo de implementação e manutenção.

Outras vantagens das hidrovias são:

  • Pequeno impacto no meio ambiente - Não prejudica nenhum habitat natural e nenhum ecossistema, pois utiliza a própria natureza para a sua execução;
  • É seguro - Há exigências rígidas de controle de tráfego hidroviário;
  • Grande capacidade de carga - Além de possuir uma grande capacidade de lotação, esse transporte permite também o transporte de cargas pesadas, bem como as de grandes volumes. 

Quais as desvantagens?

A principal desvantagem desse modal é a duração das viagens, as quais geralmente são longas. Devido à dificuldade de operação e das características dos canais, é preciso operar em baixa velocidade, trazendo assim, lentidão.

Outras desvantagens desse transporte são:

  • Grande falta de interligação entre as hidrovias e os demais modais de transporte;
  • Probabilidade de acidentes e derramamento de combustíveis;
  • Alta dependência das condições climáticas e geográficas;
  • Baixa flexibilidade de rotas e horários.

Hidrovias no Brasil

Apesar de possuir mais de 4 mil quilômetros de costa atlântica navegável e milhares de quilômetros de rios, o sistema de hidrovias é o que tem a menor participação no transporte de mercadorias no país.

Isso se dá por alguns fatores, como por exemplo, muitos rios são de planalto e apresentam encachoeirados que dificultam a navegação. Outro motivo é os rios navegáveis (Amazonas e Paraguai) estarem afastados dos grandes centros econômicos do país. 

Principal hidrovias do Brasil 

hidrovia
Hidrovia Tietê- Paraná

Hidrovia Tietê-Paraná

Esta hidrovia tem um papel de destaque na economia do país, sendo fundamental para o transporte de grãos e de derivados de bens primários em três estados: Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

Possui 1.250 km navegáveis, sendo 450 km no rio Tietê (SP)e 800 km no rio Paraná.

Segundo (ANTAQ, 2007), a Hidrovia Tietê-Paraná é a mais desenvolvida do país, pois dispõe de 30 terminais intermodais privados.

Leia também:

Voltar para o blog