Muito provavelmente você já viu drones sobrevoando por aí, principalmente se você estiver em um festival de música a céu aberto, certo? Mas você sabia que esses aparelhos, além de ter revolucionado a área de entretenimento e audiovisual, têm tudo para ser o grande futuro na logística?

Além de tirar fotos e outros tipos de aplicações, os drones também podem trazer novas funcionalidades à área logística. E engana-se quem pensa que elas só se aplicarão às entregas. Na verdade, com a tecnologia, o controle de estoque será muito mais prático, além da possibilidade de rastrear algum produto que eventualmente se perdeu.

Quer entender melhor sobre essa realidade? Então acompanhe o texto a seguir!

Os drones e as entregas

Para quem está ligado nas novidades, muito provavelmente já sabe que alguns testes de entregas com drones foram realizados nos últimos anos – sendo a empresa pioneira a Amazon.

Em 2016, a empresa lançou um serviço chamado Prime Air Amazon, o qual se destinava a entregar produtos que pesassem até 2,2kg. No mesmo ano, a chinesa JD.com também fez testes similares, conseguindo realizar entregas em aldeias remotas com uma alta velocidade.

E por falar em China, também foi por lá que as entregas com drone começaram a operar. A DHL, líder no transporte expresso internacional, diminuiu seus custos em torno de 80% com a prática e passou a fazer entregas dentro de um período de tempo de 8 minutos.

Já no Brasil, alguns testes foram realizados na área nos últimos meses, sendo o mais recente feito pelo iFood na cidade de Campinas, interior de São Paulo.

As vantagens para a área

A logística tem grande importância para vários setores, sejam eles alimentícios, de roupas, acessórios ou qualquer outro. Com os drones operando em função desse serviço, algumas vantagens serão visíveis não só para a empresa, mas também para o consumidor.

Conheça algumas:

⦁ Flexibilidade de uso;
⦁ Custos operacionais reduzidos;
⦁ Tempo de entrega mais curto;
⦁ Acesso a áreas mais remotas;
⦁ Mais segurança;
⦁ Tomada de decisões mais rápidas, devido à disponibilização de dados de vídeo e imagem.

Por que o aparelho será o futuro da logística?

Hoje em dia, boa parte das entregas de produtos é feita por via terrestre. Porém, devido às condições da malha rodoviária brasileira, essas entregas podem chegar atrasadas ao seu destino.

Com os drones, as entregas serão feitas através de outro modal: o aéreo. E com os constantes congestionamentos que os grandes polos urbanos sofrem, o uso dessa tecnologia irá otimizar não só o tempo de entrega, mas também o das pessoas, pois elas poderão usufruir do que compraram bem antes do imaginado.

No entanto, como ainda é necessária a autorização por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para que as entregas por drones comecem a ser operadas dentro do Brasil, algumas outras atividades podem ser feitas utilizando a tecnologia.

Um exemplo é o seu uso dentro de armazéns. Como esses espaços podem ser muito grandes e, às vezes, com espaços que um humano não consegue passar, os drones podem acessar um determinado local com maior facilidade, especialmente por serem pequenos.

Além dessa funcionalidade, os drones também podem auxiliar na hora de realizar o inventário de uma empresa. Junto ao trabalho humano, esses aparelhos podem facilitar a tarefa, pois conseguem sobrevoar o armazém de forma controlada, transmitindo imagens dos produtos que estão estocados. Para ser ainda mais efetivo, um leitor de código de barras pode ser instalado no drone.

Outro ponto interessante é a prevenção de roubos de cargas. De acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística (NTC&Logística), os roubos no país são altos e geram, todos os anos, um prejuízo de mais de R$ 1 bilhão. Com a atuação dos drones nas entregas, o serviço será mais estratégico, pois evita as perdas relacionadas à segurança e protege os produtos que estão sendo transportados ou armazenados.

Em constante evolução, os drones estão, a cada dia, mais rápidos e com maior tempo de autonomia de voo. E não utilizar essas características a favor da logística é impensável. Porém, não se esqueça de que é preciso verificar a sua infraestrutura antes de investir na tecnologia, pois nem sempre uma coisa se adequa à outra.

A Transligue

Sabemos que o uso de drones no Brasil está cada vez mais próximo – todavia, algumas entregas ainda precisam ser feitas da maneira como já conhecemos.

A Transligue, empresa especializada em transporte de cargas completa e fracionada desde 2000, atua, hoje, em três estados brasileiros: Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Com um volume de 18 mil entregas mensais, a empresa conta com uma equipe de 140 funcionários, além de uma frota sustentável composta por 80 veículos.

Além do transporte, também atuamos na área de armazenagem, com uma infraestrutura bem localizada, garantindo maior qualidade e eficiência no serviço.

Conheça mais dos nossos serviços em nosso site. Para falar com a gente, basta ligar para (47) 3084-4001.

Voltar para o blog